Saiba tudo sobre o curso de Necropsia

Apesar de ser uma área de atuação bem exótica, ela oferece boas oportunidades de trabalho, tanto no setor público quanto no privado. Se você já assistiu aquelas séries ou filmes de investigação, deve ter uma ideia da função que os auxiliares de necropsia têm. Mas já se imaginou atuando nesta ocupação?

Neste texto, separamos alguns fatores para deixá-lo ainda mais por dentro da Necropsia e, quem sabe, aumentar o seu interesse em realizar um curso profissionalizante para atuar nesta profissão.

O que posso fazer nesta área?

Bom, antes de tudo, você precisa entender um pouquinho mais sobre essa carreira.

A palavra “necropsia” vem do grego “ação de ver ou examinar o cadáver”. O profissional desta área atua ao lado do médico legista, auxiliando na identificação e manuseio dos cadáveres no processo de uma autópsia ou necropsia. Além disso, o auxilia é responsável também por preparar os corpos para o sepultamento e colher amostras para exames laboratoriais.

Tendo isso em vista, o auxiliar pode trabalhar em funerárias, no IML (Instituto Médico Legal), Polícia Civil e até nas prefeituras que tenham Serviço de Verificação de Óbito.

O que eu aprendo no curso?

O curso de Necropsia tem um tempo de duração de um ano, geralmente. E como a área é voltada para o lado das ciências biológicas, no curso de Necropsia, você encontrará diversas disciplinas voltadas à biologia, como: anatomia, citologia, medicina legal, genética e diversos outras especialidades que envolvem o corpo humano.

Além disso, já que estará lidando com procedimentos para cumprir às ordens judiciais, você terá noções sobre a área legal, como: direito, criminologia e criminalística.

Oportunidades não faltam!

O mercado de trabalho para este campo é bem amplo e está bem quente, por isso há muitas possibilidades de atuação. Podemos dividir a área em duas vertentes: o setor público e o privado.

Para atuar no setor público, é necessário prestar um concurso público para o cargo de Auxiliar de Necropsia na Polícia Civil Científica ou no Serviço de Verificação de Óbito da prefeitura. Os principais requisitos para se candidatar aos concursos são: ter mais de 18 anos, ensino médio completo, não ter antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e, se você for homem, não pode ter pendências militares.

Já no setor privado, o profissional pode atuar como Agente Funerário em funerárias e necrotérios ou no setor administrativo desses locais. Além disso, há a possibilidade de trabalhar em hospitais, clínicas e laboratórios de anatomia.

Quanto ganha um Auxiliar de Necropsia?

O salário médio de um profissional da área varia entre R$2.700,00 a R$ 5000,00. Mas isso depende da região em que você estiver atuando ou do contratante. Além disso, é preciso levar em consideração as diferenças entre os salários dos concursados e dos profissionais que atuam em setores privados.

Viu só como esta área é fascinante? Para atuar neste ramo com excelência, é fundamental se preparar com um ensino de qualidade. Aqui na Octa Treinamentos, temos um curso de Necropsia completo, recheado de conteúdos teóricos e práticos e tudo à distância! Quer saber mais sobre? Acesse a nossa página de cursos e confira!