Como conseguir estudar sozinho?

Independente dos estudos, absorver novos conteúdos pode ser um desafio para alguns estudantes. E como cada pessoa tem um jeito de aprender, alguns alunos de EaD podem sofrer com várias distrações e acabar ficando sem motivação ou até mesmo sem vontade de estudar.

Encontrar foco para uma atividade pode ser difícil, e não somente para aqueles que estudam à distância. Se você busca por técnicas e dicas para ter uma concentração melhor, seja para sua faculdade EaD ou para o vestibular, continue lendo o conteúdo e confira os detalhes para uma melhor concentração nos estudos!

Motivação

Deixar as informações que você precisa estudar mais interessantes, pode ser um ótimo começo. Estudar não precisa ser maçante nem cansativo! Um dos mitos do aprendizado é a música. A música pode ajudar e muito a conseguir foco, principalmente instrumentais ou em uma língua que o estudante não conheça.

Pode ser difícil se interessar por tudo que precisa estudar, e algumas matérias podem não cativar o estudante. Assistir filmes e vídeos sobre determinado assunto, pode ajudar. Também tenha alguns lanches por perto como frutas, por exemplo, pois, evitar levantar-se para comer ou beber pode manter a concentração no objetivo do estudo.

Remova distrações

O maior desafio de estudar sozinho é manter a concentração e não se dispersar com eletrônicos nem redes sociais. Os celulares não precisam estar no Modo Avião nem desligado, porém, vale a pena usar as funções de bloqueio de notificações e até alguns aplicativos de concentração para ajudar no foco.

E caso esteja em público, existem alguns tipos de protetores auriculares que podem ajudar o estudante a manter o foco mesmo com ruídos externos.

Estude em um local adequado

O mais silencioso possível! Escolha sempre um local que seja livre de distrações visuais e barulhos que possam atrapalhar sua concentração. Também é importante estar confortável, ter uma boa iluminação e uma cadeira agradável podem fazer totalmente a diferença para o processo de aprendizagem.

Separar todos os materiais e manter seu local de estudo organizado também pode ajudar. Antes de iniciar, separe algum tempo para procurar todos os cadernos e materiais necessários para você não perder tempo procurando depois.

Tenha um cronograma

Estudar no mesmo horário, todos os dias, pode se tornar um hábito. Separe um horário adequado para sua agenda, deixe-a organizada para sempre saber as datas de provas e trabalhos, e fazer algumas divisões de tarefas, intercalando matérias também pode ajudar, afinal, estudar uma só coisa por muito tempo pode ser cansativo.

Também separe um tempo para relaxar e ter um descanso adequado. Ser flexível consigo mesmo é muito importante pois o estudante deve sempre respeitar seu próprio aprendizado e manter um equilíbrio para não sobrecarregar a mente. E agora? Focar nos estudos não precisa ser um desafio. Veja outras dicas para seus estudos aqui e tenha total controle da sua carreira com os cursos da Octa Treinamentos!

Veja mais conteúdos em nosso blog: