Todos sabemos que o mercado de trabalho pode ser desafiador e, até mesmo discriminatório, principalmente quando se trata do assunto maternidade. Considerando alguns estereótipos, mães são comumente vistas como menos comprometidas e competentes com seus empregos. Porém, a queda na produtividade é, em geral temporário, apenas após o nascimento dos filhos.
Funcionárias se tornam mais produtivas e eficientes depois de se tornarem mães. Quer ver? Um estudo americano da Federal Reserve Bank de St. Louis, mostra que sem espaço para procrastinação, ter filhos torna você mais motivada ao sucesso para prover mais e melhor para suas crianças, fazendo com que as mulheres com filhos busquem cada vez mais cursos para a evolução profissional.
Visando garantir que empresa promova mudanças para reduzir a discriminação e obter um melhor resultado inserindo mães no mercado de trabalho, A Octa mostra a você os benefícios de valorizar essas profissionais!
A procura por capacitação
Uma das principais diferenças entre a ótica materna para mulheres que não tem filhos diz respeito ao sucesso e realizações. Mães buscam mais do que apenas lucro, procurando por uma melhor qualidade de vida, pois, uma vez comprovado que mães são ainda mais produtivas com a mudança de perfis, a maioria delas busca uma maior flexibilidade, afinal, também querem e precisam estar com seus filhos quando eles estiverem doentes, ou então acompanhar a lição de casa.
Sendo assim, a procura por cursos que possibilitam mais autonomia é ainda maior. Muitas das mães decidem apostar em uma total mudança de carreira ou transformar uma simples paixão em área de empreendimento. De acordo com um relatório especial do Sebrae sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil, de março de 2019, há cerca de 7 milhões de mulheres com seu próprio negócio no país. Um número 21,4% maior do que há dez anos. E desse total, 70% das mulheres têm filhos.
Gerenciamento multitarefas
A maternidade já é um desafio de gerenciamento de tempo. Não há jeito melhor de aprender ser multitarefas do que fazendo tudo o que fazem em casa. E uma pesquisa feita pelo jornal NBC News garante que mulheres ficam mais produtivas depois da maternidade, pois ganham até 10 horas por semana com a experiência das multitarefas. Portanto, grande parcela das mães consegue realizar seu trabalho em menos tempo, pois são mais ágeis e conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
A cordialidade que todos querem
O benefício da maternidade não para somente na habilidade de ganhar tempo e fazer coisas simultâneas, pois também garantem mais empatia pois não deixam de ser mães quando estão trabalhando.
Além disso, todos ganham com a nova empatia no ambiente de trabalho. Todos que ficam mais empáticos com a nova mãe, por demonstram entender o colega de trabalho, garantem uma melhor companhia. Muitos líderes e chefes procuram por pessoas com maior empatia, pois isso demonstra mais lealdade e comprometimento, mostrando uma maior inteligência emocional.
Viu só como mães podem obter ainda mais sucesso no mercado de trabalho. Ainda mais pela experiência da maternidade. E, para ajudar no crescimento profissional dessas mulheres tão bem capacitadas, a Octa Treinamentos dispõe de vários cursos para recolocação de mães no mercado de trabalho em cursos com excelentes materiais didáticos, completos e preços que cabem no orçamento.
Prepare-se com a Octa Treinamentos e seja você também dono da sua carreira.