As inovações tecnológicas vividas desde a Revolução Industrial provocaram mudanças significativas na sociedade e, sobretudo na forma de trabalho. A mecanização das linhas de produção fez com que novos cargos surgissem e outros fossem extintos.
Com o desenvolvimento cada vez mais avançado da tecnologia na Era Digital, as mudanças se tornaram cada vez mais rápidas e evidentes. A crescente mecanização dos processos fez com que muitos cargos fossem extintos. Datilógrafos e telefonistas, por exemplo, são cargos que ficaram no passado.
Agora, vamos conferir as principais profissões que tendem a desaparecer com o passar do tempo, além das que estão em ascensão.
Profissões que tendem a desaparecer
Secretário
Hoje, já vivenciamos o contato com assistentes digitais, que dispensam a contratação de secretários e realizam o trabalho de maneira rápida e eficiente.
Porteiro
Uma vez que estão em alta as portarias digitais, o serviço de porteiro tem sido cada vez menos procurado.
Caixa de supermercado
Muitos mercados os substituíram por sistemas de pagamento automatizado, o que otimiza o tempo e garante maior economia.
Além dessas profissões, também podemos citar operadores de telemarketing e corretores de imóveis, por exemplo.
Profissões que tendem a crescer
Designer de Experiência do Usuário (UX)
Este profissional é capaz de analisar o comportamento dos clientes e, a partir deles, promover melhorias em todo um processo de experiência.
É o caso dos sites desenvolvidos para trazer todas as informações e processo de compra facilitado. Isso também vale para aplicativos, serviços de streaming, entre outros.
Gestor de informação
Responsável por gerenciar o trânsito de informações em empresas, fazendo com que ela seja otimizada, eficiente e segura.
Este cargo é de nível gerencial, mas também pode coordenar equipes de TI e outros profissionais a fim de garantir a sistematização dos fluxos de informação de uma organização.
Cientista de dados
O cientista de dados tem uma visão generalizada do negócio, capaz de desenvolver modelos e mecanismos de aprendizados que geram informações estratégicas à empresa. Ele usa técnicas de programação e de matemáticas avançadas para encontrar soluções passíveis de serem executadas no mercado ou no campo científico.
Consultor em Biomimética
Esse profissional trabalha com o que é considerado uma das principais ferramentas de inovação. Trata-se da inspiração na natureza para solucionar os desafios humanos, sobretudo em empresas, produtos e serviços, de um jeito sustentável e escalável.
Biotecnologista
Esse profissional aplica conhecimentos biológicos e químicos unidos às novas tecnologias para otimizar os processos em diversas áreas, como ambiental, de saúde, melhoramento genético, desenvolvimento de cosméticos, indústria, agronegócio, etc.
Quais são as habilidades de um profissional do futuro?
Cada vez mais, espera-se dos profissionais habilidades além daquelas proporcionadas pela própria formação. Além das qualidades técnicas cada vez mais exigentes, algumas características ligadas às relações interpessoais também são fundamentais, e são elas: resiliência, inteligência emocional, autonomia, criatividade e proatividade.
Agora que você já conhece as profissões do futuro, pode ser mais fácil escolher um caminho profissional e decidir por uma escolha inicial. E que tal dar os primeiros passos fazendo um de nossos cursos?