Os serviços de home care, ou atendimento domiciliar, são uma tendência do mercado, principalmente para os cuidados voltados ao público da terceira idade. Você, que gosta de cuidar de pessoas e está em busca de uma recolocação no mercado, já pensou em atuar nessa área?
No artigo de hoje, vamos falar sobre a carreira neste segmento da saúde e como se preparar para ser um profissional de home care por meio de cursos profissionalizantes.
O Brasil está envelhecendo
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, a quantidade de idosos no Brasil teve um aumento de 18% nos últimos 5 anos, superando a marca dos 30 milhões.
Isso é resultado do aumento da expectativa de vida do brasileiro, que atualmente vive em média 76 anos. De fato, a população de idosos deve crescer e viver cada vez mais nos próximos anos. De acordo com a Projeção da População do IBGE, quem nascer em 2060 poderá chegar a 81 anos. Neste cenário, cresce também a demanda e a necessidade de atendimento especializado e humanizado para esse público.
Mas afinal, o que é home care?
O home care é a atividade de atendimento de saúde domiciliar para quem precisa de acompanhamento durante um tratamento ou de auxílio na rotina de cuidados diários.
No caso de pessoas idosas, o cuidador oferece apoio, cuidando da higiene e da alimentação, administrando doses de medicamentos, fazendo companhia e atuando com as ferramentas necessárias para zelar pela saúde física e psicológica.
Além de atender em casa, o profissional pode atender também em hospitais e casas de repouso. O cuidador ganha um salário médio inicial de R$ 1.271,82, podendo chegar ao teto de R$ 1.948,63.
Mas para desempenhar suas atividades, é necessário ter um perfil paciente, responsável e prestativo e se qualificar para garantir conhecimentos sobre o envelhecimento e os cuidados com os idosos.
Qualificação faz a diferença no seu currículo
O curso de Home Care (Cuidador de Idosos) da Octa Treinamentos oferece aprendizado sobre cada fase do envelhecimento e as principais atividades sobre o cuidar.
Com uma carga horária de 55 horas, os alunos aprendem o que é ser um cuidador de idosos formal e informal e suas funções; respeito à privacidade física, direitos e hábitos; a importância da atividade física; adaptação do ambiente; vestuário; pontos importantes do Estatuto do Idoso; como medir corretamente a pressão arterial e noções iniciais de primeiros socorros. É possível também fazer o curso na modalidade à distância.
Ficou interessado em atuar nessa área e dar início a uma nova trajetória profissional? Então visite nosso site e conheça a página do curso. Sem dúvidas, essa é uma das profissões do presente e do futuro. Não fique de bobeira, invista na sua carreira!