FAZER UM CURSO À DISTÂNCIA É MAIS FÁCIL OU MAIS DIFÍCIL?

Estudar à distância é mais suave ou mais punk? Nos últimos anos, a modalidade de educação remota teve um boom, tanto no Ensino Superior quanto em cursos livres e profissionalizantes. E, com a chegada da pandemia, a procura pelo EAD aumentou ainda mais. Segundo a Catho, o número de alunos matriculados à distância teve um aumento de 70% a partir de março de 2020.

Mas o índice de pessoas que desconfiam do ensino à distância ainda é alto. Se você é uma dessas pessoas, continue com a gente para tirar suas dúvidas. No artigo de hoje, vamos embarcar nessa discussão sobre o EAD e quais são as suas vantagens. Acompanhe!

Aí eu vi vantagem!

Uma das vantagens de estudar à distância é a possibilidade de flexibilização dos horários. Não precisar acordar muito cedo ou chegar muito tarde! Este benefício possibilita a você acessar as aulas e as atividades no momento que desejar, podendo conciliar os estudos com o horário de trabalho e com outras atividades e responsabilidades. Sendo assim, é possível estudar no horário em que você tem melhor disposição e rendimento.

Nesse sentido, o ensino à distância vai exigir a mesma aplicação que você teria que ter no ensino presencial. Porém, no ensino presencial, o horário de estudo é fixo, com poucas possibilidades de flexibilização.

Outra vantagem é o menor custo, já que um curso à distância pode ter até 60% de economia em comparação ao mesmo curso em caráter presencial. Além disso, você não precisa investir em transporte, combustível, estacionamento e alimentação no local onde vai estudar.

Cuidado com as distrações

Apesar de permitir que você estude no momento mais apropriado para você, no EAD as distrações podem ser potencializadas. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para manter sua atenção plena voltada às aulas e aos estudos.

Estudar em casa faz de você o único agente do ambiente físico, sem a presença de um professor mediador. Uma dica na hora de estudar é deixar as redes sociais para depois e focar nas aulas e tarefas. Use a tecnologia de forma consciente.

Outro fator que pode ser uma dificuldade é a autonomia, já que muitos alunos podem estar acostumados a receber todo o conteúdo pronto. No EAD, é preparado o material didático, mas é necessário que o aluno vá além e pesquise a respeito dos assuntos, pois ele passa a ser agente ativo e participativo do seu processo de aprendizagem.

Estudo que se encaixa ao seu estilo de vida

Depois de conhecer algumas características e vantagens do EAD, fica mais fácil decidir se essa modalidade de ensino se encaixa ao seu estilo de vida, certo?

Você já estudou ou estuda à distância? Então conta pra gente nos comentários uma dica que você usa no seu dia a dia para organizar seus estudos em casa. E se você ainda não conhece o EAD, mas tem muita vontade de se profissionalizar com as aulas remotas, acesse os nossos cursos e garanta já sua vaga aqui na Octa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.