COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Para conquistar aquela oportunidade que você está de olho há algum tempo, é preciso mais do que um currículo bacana. Mandar bem na entrevista de emprego também é fundamental.

É nesse momento que você vai se apresentar, destacar suas habilidades ao se comunicar, demonstrar que tem postura profissional e convencer o recrutador que tem todas as qualificações necessárias para preencher a vaga.

Se você ainda não participou de uma entrevista de emprego, ou quer melhorar a sua performance nesse momento tão importante dos processos de seleção, acompanhe o artigo de hoje, que está recheado de dicas imperdíveis. Bora lá?

 

Pesquise sobre a empresa antes da entrevista de emprego

Demonstrar ao recrutador que você tem conhecimento sobre a empresa é um ponto muito positivo, já que essa é uma forma de dizer que você quer muito fazer parte da equipe.

Para buscar essas informações, pesquise previamente o site e as redes sociais da empresa. Fique de olho em sua história, quais produtos e serviços ela oferece e, caso você seja próximo de algum colaborador da companhia, troque uma ideia com ele para captar o clima do negócio e quais dados são fundamentais conhecer.

 

Esteja preparado para as perguntas

Há algumas perguntas clássicas nas entrevistas de emprego. Muitas delas são feitas não só para saber mais sobre o jeitão do candidato, mas também para identificar como ele lida com situações adversas ou se sabe se expressar de forma clara e objetiva, se tem carisma ou empatia, entre outras coisas de acordo com as atribuições da vaga.

Ao ser questionado sobre seus pontos fortes, a dica é ser transparente, ou seja, dizer aquilo em que você realmente tem um desempenho acima da média. Não se preocupe em querer descobrir o que o recrutador quer ouvir, seja verdadeiro.

Já nos pontos fracos, evite dizer que é perfeccionista ou exigente, dê preferência a dizer, por exemplo, que não tem domínio de determinado assunto, mas que é algo que está nas suas prioridades e que começará a fazer um curso o quanto antes.

Outra pergunta recorrente é “por que você quer trabalhar aqui?”. Para essa, busque encontrar um ponto em comum entre você e a empresa. Por exemplo, se um de seus assuntos de maior interesse é tecnologia, você pode dizer que é porque a empresa é referência na área de inovação e criatividade.

E quando perguntam “por que devo contratar você?”. Procure demonstrar que você é a pessoa certa para a função, pois além de estar disposto a aprender e a trazer resultados positivos, também está alinhado com a cultura da empresa (viu como é importante pesquisar mais sobre o negócio?).

 

Com que roupa eu vou?

Para não ter erro, o pulo do gato é saber como os funcionários da empresa se vestem ou ir de acordo com o nicho do negócio. Se o local de trabalho é mais descolado, como uma agência de publicidade, ir de terno e gravata pode ser um pouco over. Nesse caso, uma camisa ou camiseta e jeans resolvem o problema.

 

Entrevista on-line

E se a entrevista for feita por meio de uma videochamada? Nesses casos, verifique com o recrutador qual plataforma será utilizada e teste seus equipamentos antes da entrevista para verificar se tudo está certinho e se a sua conexão está bacana.

Outra dica fundamental é encontrar um local isolado para ter total privacidade e preparar o cenário com um fundo neutro para não promover distrações. Preste atenção também ao enquadramento da cintura para cima, mas não se descuide do vestuário da cintura para baixo. Isso porque, dependendo da dinâmica da entrevista, o recrutador pode pedir para que você se levante.

Anotou todas as dicas? Temos certeza que, com elas, você vai surpreender os recrutadores nas próximas entrevistas. E se você ainda não conseguiu ser chamado para um processo seletivo, conte com os cursos da Octa para dar um upgrade no seu currículo. Clique aqui para conhecer todos os cursos disponíveis e escolha o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.