Como estudar em grupo de forma eficiente?

Estudar sozinho não é uma tarefa fácil. Lidar com tarefas de casa, trabalhos e diversas outras demandas dos professores pode ser bem exaustivo. Por isso, uma boa solução para aumentar a sua produtividade é estudar em grupo. Apesar de ser difícil de lidar com pessoas que tem outros costumes e metodologias, ter companheiros de estudo pode trazer ótimos resultados. Mas fique atento, pois o rendimento desses estudos dependerá muito da sua organização.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas bem legais para garantir que os seus momentos de estudo em grupo sejam bem aproveitados. Confira!

 

Entenda o que você quer e escolha as pessoas certas para o seu grupo

Antes de tomar qualquer decisão, tenha em mente os objetivos do grupo, como você gostaria de estudar e quais temas serão trabalhados. Assim, você poderá definir mais ou menos qual o tipo de perfil que procura.
Uma dura verdade: de nada adianta chamar aqueles seus amigões para estudar, se eles não têm os mesmos objetivos e ambições que você. Procure chamar aquele pessoal que gosta de estudar da mesma forma que você e aproveite para fazer novas amizades.
O mais legal de montar um grupo de estudos é procurar pessoas diferentes, que podem e querem ajudar umas às outras. Portanto, seja criterioso na hora de escolher os membros do seu grupo. Conheça as habilidades e dificuldades de cada integrante para que todo mundo possa estudar com bastante proveito.
Não deixe de ficar atento à quantidade de participantes. Quantidade não é qualidade! Quanto mais pessoas no grupo, maiores são as chances de virar bagunça.

Estabeleça regras

Para que tudo saia como planejado, é importante estabelecer algumas regras básicas. O momento de estudo é sagrado, então algumas regrinhas não vão fazer mal.
Primeiramente, deixe claro que todos estão ali para estudar. As conversas em paralelo e brincadeiras podem ficar para depois, fora do horário de foco.
Um outro ponto que vale ser ressaltado é a organização. Faça cronogramas, organize o ambiente de estudos e combine tudo direitinho para não perder tempo com coisas pequenas.
Caso seja necessário, eleja um líder para ficar encarregado dessas tarefas. Obviamente, deve ser aquela pessoa que tem senso de justiça e muita organização.

Ferramentas para criar um método de estudo

Sabemos que os celulares e a internet facilitam a desconcentração das pessoas, mas, quando a tecnologia é utilizada da maneira certa, ela pode se tornar uma grande aliada para a organização, comunicação e, especialmente, para os estudos.

Utilize plataformas de chamada de vídeo, como o Zoom e o Google Meet, para realizar reuniões a distância com os seus colegas. Além disso, aproveite o grupinho do WhatsApp para compartilhar artigos, links e fotos com informações úteis sobre os temas estudados.

Na hora de estudar, você pode criar mapas mentais em plataformas como o MindMeister ou fazer suas anotações e resumos no bloco de notas.
Ah, e para deixar todas as informações bem organizadas, você pode contar com o Trello, uma ferramenta superlegal de gerenciamento de projetos.
Viu só como estudar com amigos pode ser bem produtivo? Agora que você já tem a faca e o queijo na mão, é hora de se dedicar para se sair bem nas matérias.

Antes de ir, olha só essa novidade:

Em comemoração ao Dia do Amigo, a Octa está com uma promoção imperdível! Indique um dos nossos cursos para o seu amigão e, caso ele feche conosco, os dois ganham um curso extra. Isso mesmo, mais um incentivo para vocês crescerem como profissionais. Compartilhe esse post com os seus amigos e aproveite essa oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.