4 dicas sobre como falar bem em público

Você já teve aquela insegurança acompanhada de muito nervosismo na hora de se apresentar? Se sim, já adiantamos: você não é o único! Pesquisa realizada pelo jornal britânico Sunday Times apontou que falar em público é o maior medo da vida de 41% dos entrevistados, ficando à frente até mesmo da morte (22%) ou de contrair dívidas (19%). Entretanto, com uma boa preparação antes das apresentações, é possível diminuir a ansiedade e controlar o nervosismo.

Afinal, ter uma boa oratória, com clareza e objetividade, é indispensável para conquistar novas oportunidades ou uma recolocação no mercado de trabalho, já que é por meio dela que mostramos as nossas habilidades e competências para ocupar cargos.

Não sabe por onde começar? Separamos neste artigo algumas dicas e técnicas que ajudarão você a falar bem em público. Continue lendo e descubra como melhorar a sua performance durante as apresentações!

 

Saiba como vencer o medo e a timidez para se apresentar!

 

1. Treine

Falar em frente ao espelho pode ser um aliado nesse processo, pois assim é possível identificar quais pontos da sua oratória e postura devem ser trabalhados. Portanto, treine a sua apresentação quantas vezes for necessário, sempre falando alto para que o conteúdo seja absorvido com mais eficiência e para desenvolver a autoconfiança!

 

2. Exercite sua respiração

Além de ajudar a se concentrar, a prática de exercícios respiratórios pode colaborar muito para diminuir a tensão da pré-apresentação. O simples ato de se isolar, fechar os olhos e respirar fundo por alguns minutos reduz os batimentos cardíacos e a pressão arterial, promove o relaxamento muscular, contribui para a oxigenação do cérebro, o que facilita a conexão de ideias e dá aquela sensação de tranquilidade.

 

3. Domine o assunto

Quanto mais você estudar e entender sobre o assunto que vai apresentar, menores as chances de errar alguma informação ou se perder no que está falando. Dessa forma, mesmo que algo não saia como o planejado durante a apresentação, você saberá como contornar a situação rapidamente. Além disso, estar preparado dá autonomia para responder às perguntas do seu público com assertividade e confiança!

 

4. Faça nosso curso de oratória

O curso de oratória da Octa Treinamentos utiliza diversas técnicas para identificar seus pontos fortes e de melhoria, o que torna possível desenvolver suas habilidades de comunicação interpessoal. Dessa forma, você adquire competências para assimilar e organizar suas ideias enquanto fala e, consequentemente, prende a atenção do seu público e garante uma oratória mais assertiva.

 

Hora de colocar a mão na massa e ficar craque na oratória! 

Viu só como dar o primeiro passo para ser o profissional qualificado que os recrutadores procuram pode ser mais simples do que você imagina? Venha para a Octa e comece a se preparar para ganhar uma posição de destaque no mercado de trabalho!

Gostou do que viu por aqui? Então compartilhe esse conteúdo com a sua rede e ajude mais pessoas a conquistar novas oportunidades profissionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.